Modelos de Dados
- Prof. Angelo F. Gomes
- 21 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Um modelo de banco de dados mostra a estrutura lógica de um banco de dados, incluindo as relações e restrições que determinam como os dados podem ser armazenados e acessados. Modelos de banco de dados individuais são projetados com base nas regras e nos conceitos do modelo de dados mais abrangente que os designers adotam. A maioria dos modelos de dados pode ser representada por um diagrama de banco de dados acompanhante
Tipos de Modelos de Banco de Dados
Há vários tipos de modelos de dados. Alguns dos mais comuns são:
Modelo de banco de dados hierárquico
Modelo relacional
Modelo de rede
Modelo de banco de dados orientado para objetos
Modelo entidade-relacionamento
Modelo documental
Modelo entidade-atributo-valor
Esquema em estrela
O modelo relacional-objeto, que combina os dois que compõem seu nome.
Você pode optar por descrever um banco de dados com qualquer um destes modelos dependendo de vários fatores. O fator mais importante é se o sistema de gestão de banco de dados que você usa suporta um modelo específico. A maioria dos sistemas de gestão de banco de dados é construída com um modelo de dados particular em mente e exige que seus usuários adotem esse modelo, embora alguns ofereçam suporte a vários modelos.
Além disso, diferentes modelos se aplicam a diferentes estágios do processo de criação de banco de dados. Os modelos de dados conceituais de alto nível são os melhores para mapear as relações entre os dados de maneira que as pessoas percebam esses dados. Os modelos lógicos baseados em registros, por outro lado, refletem melhor as formas com que os dados são armazenados no servidor.
Selecionar um modelo de dados é também uma questão de alinhar suas prioridades para o banco de dados com os pontos fortes de um determinado modelo, independentemente de essas prioridades incluírem velocidade, redução de custos, usabilidade ou qualquer outra coisa.
Vamos dar uma olhada em alguns dos modelos de bancos de dados mais comuns.
Comments