top of page

Cabeamento Estruturado – Par Trançado

  • Prof. Angelo F. Gomes
  • 21 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Há alguns anos a rede feita com cabo de par trançado vem substituindo as redes construídas com cabos coaxiais de 50 Ohms devido principalmente a facilidade de manutenção, pois com o cabo coaxial é muito trabalhoso achar um defeito, pois, se houver um mau contato ou qualquer problema com as conexões em algum ponto da rede o problema se refletirá em todas as maquinas da rede, o que não acontece em uma rede de par trançado.

O cabo par trançado surgiu com a necessidade de se ter cabos mais flexíveis e com maior velocidade e de transmissão .

Este cabo consiste em um par de fios elétricos de cobre ou aço recoberto de cobre (aumenta a resistência à tração). Os fios são recobertos de uma camada isolante, geralmente de plástico, e entrelaçados em forma de trança (de onde surgiu o seu nome). Este entrelaçamento é feito para se evitar a interferência eletromagnética entre cabos vizinhos e para aumentar a sua resistência. O conector utilizado é o RJ-45.

Sua transmissão pode ser tanto analógica quanto digital. Na transmissão analógica, para o qual foi originalmente construído, é necessário um amplificador a cada 5 ou 6 km. Na transmissão digital, um repetidor é necessário a cada 2 ou 3 km.

Além do uso em redes de computadores, o cabo par trançado é muito utilizado em telefonia, ligando aparelhos telefônicos a centrais ou a um centro de comutação privado (PABX), ele é usado em ligações com multiplexação de 24 ou 30 canais, com uma banda de passagem de 268 ou 312 kHz. Dados digitais são transmitidos usando-se modems de até 9600bps em PKS e multiplexação, com banda agregada de 230 kbps. Também é utilizado em transmissões digitais, como na interligação de centrais telefônicas com PCM de 24 ou 30 canais e taxa agregada de 1,5 ou 2 Mbps.


Vantagens e Desvantagens:

  • Vantagem - atinge maior taxa de transferência podendo trabalhar não somente a 10 Mbps, mas também a 100 Mbps (Fast Ethernet) ou até 1000 Mbps (1 Gigabite Ethernet).

  • Desvantagem – é suscetível à interferência e ao ruído, inclusive "cross-talk" de fiações adjacentes, mas para se solucionar estes problemas foram desenvolvidos dois tipos de cabo par trançado: o par trançado sem blindagem (UTP) e o par trançado com blindagem (STP).


Quanto à classificação, há dois tipos de Cabos Par-Trançado:

  • UTP - Unshielded Twisted Pair - Este é sem duvida o cabo mais utilizado em redes de computadores, pois, é de fácil manuseio, instalação e permite maiores taxas de transmissão em relação aos cabos coaxiais.

  • STP - Shielded Twisted Pair - O cabo blindado STP é muito pouco utilizado sendo basicamente necessários em ambientes com grande nível de interferência eletromagnética. Podem ser encontrados com blindagem simples ou com blindagem par a par.


Comments


Post em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square

Rio de Janeiro/RJ - Brasil © Copyright 2015. Todos os direitos reservados.

VISITANTES

bottom of page