Áudio e Vídeo com HTML5
- Prof. Angelo F. Gomes
- 20 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Por muitos anos, quando desejávamos incluir um áudio e/ou vídeo em nossas páginas, pensávamos imediatamente no Flash. Isso por conta deste plugin está presente na maioria dos navegadores.
Devido às inconsistências dos navegadores, era preciso adicionar tanto o elemento <object> quanto o elemento <embed>, duplicando muitos atributos. Isso sem falar que plugin's como o Flash causam muitas instabilidades e, eventualmente, fecham o navegador.
Com a chegada do HTML5, as tag's <audio> e <vídeo> foram criadas, entre outros motivos, para acabar com a dependência de plugin's para a reprodução de conteúdos multimídias nas páginas, de forma confiável e sem ter que criar exceções para os diferentes navegadores.
Abaixo segue uma tabela simples de compatibilidade entre os navegadores e as novas tag's:

De forma geral, para inserirmos um áudio no HTML5, devemos utilizar a tag <audio> e definirmos os atributos "src", "controls", "autoplay" e "loop".
Sintaxe:
<audio src="localização da áudio" controls = "mostra os controles padrão para o áudio na página" autoplay = "faz com que o áudio reproduza automaticamente" loop = "faz com que o áudio repita automaticamente" />
Exemplo:
<audio src="http://s.cdpn.io/1202/Star_Wars_original_opening_crawl_1977.ogg" controls="true" autoplay="true" loop="true" />
ou simplesmente
<audio src="http://s.cdpn.io/1202/Star_Wars_original_opening_crawl_1977.ogg" controls autoplay loop />
Contudo, a implementação de apenas um formato de áudio pode comprometer a sua reprodução, pois corre o risco de não ser interpretado pelo navegador.
Para resolvermos este pequeno entrave, utilizamos a tag <source>, dentro da tag <audio> e nele definimos os vários formatos possíveis do mesmo arquivo de áudio.
Desta forma, evitamos a possibilidade do áudio não ser executado.
Exemplo:
<audio autoplay controls loop>
<source src="http://s.cdpn.io/1202/Star_Wars_original_opening_crawl_1977.ogg"
type="audio/ogg" />
<source src="http://s.cdpn.io/1202/Star_Wars_original_opening_crawl_1977.mp3"
type="audio/mpeg" />
<p> Seu navegador não suporta HTML5. </p>
</audio>
Observação: Quando um arquivo de áudio é muito grande, utilizamos o atributo preload na tag <audio>. Ele pode assumir 3 valores: "none" - não carrega o arquivo, "auto" - carrega o arquivo e "metadata" - carrega apenas os meta dados do arquivo.
O uso de vídeo é muito semelhante ao de áudio com o HTML5, devemos utilizar a tag <video> e definirmos os atributos "src", "controls", "autoplay", "loop", "width" e "height".
Sintaxe:
<video src="localização da vídeo" controls = "mostra os controles padrão para o vídeo na página" autoplay = "faz com que o vídeo reproduza automaticamente" loop = "faz com que o vídeo repita automaticamente" width = "define a largura do player" height = "define a altura do player" />
Exemplo:
<video src="http://techslides.com/demos/sample-videos/small.mp4" controls = "true" autoplay = "true" loop = "true" width = "600" height = "480" />
ou simplesmente
<video src="http://techslides.com/demos/sample-videos/small.mp4" controls autoplay loop width = "600" height = "480" />
Com a tag <video> também podemos utilizar a tag <source>, para disponibilizarmos diferentes formatos de vídeo:
Exemplo:
<video controls autoplay loop width = "600" height = "480">
<source src="http://techslides.com/demos/sample-videos/small.mp4" type="video/mp4">
<source src="http://techslides.com/demos/sample-videos/small.webm" type="video/webm">
<p> Seu navegador não suporta HTML5. </p>
</vídeo>
Kommentare